Juggler Rogrio Piva
Juggler Rogrio Piva
compartilhar

Rogério Piva completa 1 ano e 9 Meses de estrada com seu fusca Pitanga.

Rogério Piva completa 1 ano e 9 Meses de estrada com seu fusca Pitanga.

 

1 ano e 9 meses desdeque Piva saiu de São Paulo com o seu Fusca Pitanga para formar o Circo do Pitanga que percorre comunidades rurais do interior dos estados nordestinos e agora, em direção ao Norte. Rogério Piva leva os espetáculos gratuitamente e utiliza o chapéu como sua bilheteria democrática, é no chapéu que as pessoas colaboram e ele vai financiando a viagem e chegando cada vez mais longe. Cada dia um lugar, cada dia uma história. 
Neste mês de Outubro, chegou ao Brasil a cineasta russa Dasha Slyusarenko da Produtora 1, 2, 3 da Russia e passou 1 mês viajando a bordo do Pitanga, captando cada momento, cada dia, cada chegada e cada apresentação. O filme será apresentado junto com outros 7 que fala de circos pelo mundo. 
Rogério Piva segue sua viagem, otimista e aumentando as possibilidade de caminhos que ele vai vendo como grandes alternativas de seguir fazendo da sua arte aessível e democrática. 
 
"A poesia da surpresa de cada dia.
Quando chego, somente olhares, o encanto pelo fusca, mas o mistério do que eu trazia.
Tudo acontece muito rápido, eu chego, procuro um local e vou anunciar para todos. Cada show começa entre as 19 e 20 horas e sempre consigo trazer uma multidão. É assim durante cada dia. Escolher algum lugar no mapa, viajar até lá, me articular, anunciar, preparar e fazer o show. Ao fim, vou para alguma casa onde sou convidado para uma dormida. No outro dia, sigo para o próximo lugar que escolho no mapa. Dia após dia encaro a emoção do desconhecido, da capacidade de me articular, de me redescobrir. Dia após dia, recebo a gratidão das pessoas que com os olhos cheios de lágrimas, se sentem representados de alguma maneira.
Falo sobre racismo, machismo, homofobia, alcoolismo, falo sobre o acesso a arte, falo sobre poesia e livros, falo sobre saudade. Até aqueles mais durões, vem para um abraçofraterno. Por todos os lados, o abraço coletivo se forma e o grito de alguns é escutado através da poesia que tento declamar com bolas e argolas ao alto, com um acorde na sanfona, com a vontade de seguir que não cessa.
1 ano e 9 meses na estrada e cada dia descubro mais e mais possibilidades, cada dia me reencontro.
Meu patrocinador segue sendo o povo e ele é o único logotipo que aparece na minha foto. Assim, eu sigo."
 
Seguem duas reportágens feitas em dois pequenos municípios do Sertão da Paraíba onde Rogério Piva está passando. 
 
 
 
Reportágens feitas no Rio Grande do Norte e na Paraíba sobre Rogério Piva e o Circo do Pitanga
 
 
 

Rogério Piva

 

Vídeo em Destaque

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Premio e Participações

Premios

Facebook

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por EuroTI Web